quarta-feira, 11 de junho de 2014

Retorno ao gregário


 

Resumo:


 

 

Cultura em suas origens latinas significa cultivar, desenvolver, aperfeiçoar, ter cuidado e apuro. A noção de cultura é um conceito abrangente e generoso e só pode ser compreendido dessa forma em comunidades, e não nas sociedades modernas que inventaram o contrato social e suas leis que pressupõem exclusão e inclusão de indivíduos para formar a sociedade e a divisão interna de classes, inaugurando o paradoxo do individualismo de um lado e a massa amorfa de outro, conforme Michel Maffesoli.  A característica principal de uma comunidade é a sua indivisão interna e a idéia de bem comum, seus membros estão sempre numa relação face-a-face e possuem o sentimento de um destino comum. Martin Buber e Michel Maffesoli entendem a comunidade como messiânica, não como um determinismo, mas uma necessidade humana de pertencimento pela empatia, indo muito além do parentesco, língua e religião. Estes últimos elementos seriam códigos pré-culturais recebidos, marcados desde o nascimento como identidade para a inclusão do indivíduo numa nação com seus limites territoriais.
Para além dessas marcas de territorialidade, existe um retorno de forças arcaicas indicando uma maneira específica de estar-junto, a necessidade do gregário e do pertencimento, tendo como vínculo o sentimento de empatia, uma ligação orgânica de personalidades possível apenas no face-a-face, um fenômeno  observado em grande escala na contemporaneidade como um processo embrionário para a comunidade de destino.
Para investigar as diferenças entre as noções de identidade e pertencimento, este trabalho parte dos conceitos de Benedict Anderson, Harry Pross, e as observações levantadas por Stuart Hall, Mario Maldonato Fritjof Capra sobre identidade e diferença e o núcleo arcaico de identidade social.  Para desenvolver pesquisa sobre comunidade, recuperamos os estudos de Martin Buber, Michel Maffesoli, Giorgio Agamben e Emanuel Dimas de Melo Pimenta; e por fim os conceitos de simpatia e empatia investigados por Malena Contrera.

Esses temas fazem parte da dissertação de Mestrado pela Faculdade Cásper Líbero, finalizada em 2012, com o título Comunidades Sonoras: Mito e Tecnopoéticas.

 

Palavras Chave: Comunicação. Comunidade. Pertencimento. Identidade. Empatia.

Nenhum comentário: